“A nossa adaptação progressiva na creche foi óptima e até as educadoras já concordam.
Obrigada pela conversa e curso. Foi muito útil! Espero que mais creches e pais possam fazer uma adaptação progressiva com cada vez mais crianças”.
Este é o excerto de um testemunho que nos chegou de uma das mães que participou na primeira edição do workshop “Creche: promover adaptações pacíficas”.
Na altura esta mãe debatia-se com a dificuldade de encontrar um formato de adaptação junto da creche que não fosse simplesmente deixar o seu bebé a chorar, deixando-o na escola por períodos sucessivamente mais longos até que ele se “habituasse”, tal como lhe sugeriam que fizesse.
De facto, este é um dilema que muitos pais encaram na hora de fazer a integração do seu bebé na creche.
Quando o bebé reage a um ambiente que para ele é novo chorando, a ideia de que é preciso “ser forte” e dizer adeus ao bebé, mesmo que este fique a chorar, não significa que esta seja a adaptação mais adequada para pais, bebés e até educadores.
E também não é a única.
Há que explorar abordagens indicadas para cada bebé, para que a adaptação à creche não signifique para a criança apenas “conformar-se”, mas sim ambientar-se a um espaço onde se sente segura, amada, tranquila enquanto os pais vão trabalhar.
No próximo dia 28 de Agosto regressa ao Centro do Bebé o workshop “Creche: promover adaptações pacíficas”.
Orientado por Educadora de Infância, com formação e experiência em creche e jardim de infância tanto em Portugal como no modelo americano, este workshop destina-se a todos os pais que querem fazer escolhas seguras e informadas e encontrar a melhor forma possível de fazer uma transição pacífica e positiva para a criança na entrada para a creche.
Neste workshop vai descobrir:
– A que deve estar atento quando visita escolas? Quais os factores que devem influenciar a sua decisão? Quais as perguntas que deve fazer?
– Estádios de desenvolvimento do bebé/criança: o que esperar em cada idade?
– Adaptação da criança: qual o melhor modelo para uma transição pacífica e segura do ponto de vista da criança.
– Escola sem lágrimas: é possível? O que o choro da criança transmite e formas para os pais gerirem a situação.
– Aprender a gerir as suas questões junto da escola
– Sinais na criança de que algo pode não estar bem: aprenda a reconhecer.
.
Destinatários: pais/encarregados de educação de crianças até aos 3 anos que estejam ou vão estar brevemente em processo de entrada na creche/ jardim de infância.
.
Formador: Dr. Nuno Reis
PRÓXIMAS DATAS
- 13/7/2019 – Sábado, das 14h00 às 15h30
Informações e inscrições: contacte-nos!