CENTRO DO BEBÉ: PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A COVID-19

Queridos clientes e a todos quantos nos seguem e que procuram ajuda no Centro do Bebé:

Estaremos ao vosso lado e a continuar a apoiar-vos na preparação para a chegada dos vossos bebés e nas questões ou dificuldades do dia a dia com eles.

Nestes tempos que podem implicar algumas alterações aos hábitos de todos nós, o Centro do Bebé deseja agir como um elemento de Saúde Pública, e é nesse sentido que vos damos conta do nosso plano de contigência delineado e já activado para que possamos continuar ao vosso lado com toda a segurança e o profissionalismo e tranquilidade que fazemos questão de ter em todos os nossos serviços.

É com muita tranquilidade e sabendo que a antecipação é o que nos permite agir sempre de acordo com as melhores práticas de saúde e protecção para todos quantos atendemos diariamente aqui nas nossas instalações, que vos informamos de alguns pontos deste plano delineado e activado em fases desde os últimos dez dias com o objectivo de que todos possamos contribuir com as nossas acções para a fase de contenção do vírus que causa a Covid-19.

Nesse sentido:

  • Desde há 15 dias que reforçámos a periodicidade da desinfecção de superfícies, puxadores de portas, interruptores e maçanetas de portas, braços de cadeiras, com produto específico de desinfecção médico/hospitalar.
  • Neste momento, estamos a realizar desinfecção a cada 60 minutos dos items referidos no ponto anterior, bem como desinfecção completa de cada gabinete de consulta entre pacientes.
  • Da mesma forma, foram retirados desde a semana passada todos os brinquedos das salas para minimizar a utilização de objectos por mais do que uma criança.
  • Os nossos profissionais cumprem escrupulosamente os cuidados para quem trabalha com grávidas e bebés e que consideramos já habituais na nossa prática diária: não vir trabalhar doentes e lavar e desinfectar as mãos frequentemente.
  • Neste momento, enquanto equipa vamos além das recomendações da DGS: nenhum dos nossos profissionais virá trabalhar nos 14 dias seguintes a qualquer viagem para zonas afectadas no estrangeiro ou Portugal, ainda que assintomático. Será escrupulosamnete cumprido o isolamento social voluntário mesmo completamente assintomáticos, caso algum de nós tivesse contacto com um caso confirmado.
  • Foram instalados vários pontos de desinfecção com solução de alcool gel, principalmente nas zonas de maior passagem e gabinetes de atendimento e reforçados os materiais descartáveis de secagem das mãos, não invalidando a preocupação ambiental que nos caracteriza e que incorporamos em todas as soluções que procuramos.
  • De acordo com o nosso plano de contingência e as recomendações oficiais ,estamos actualmente a evitar o cumprimento com beijinho aos nossos clientes, encontrando outras formas adequadas de os cumprimentar com afecto e carinho, mas que não acresça um gesto que neste momento é-nos pedido que evitemos. Confessamos que essa é a parte que nos está a custar mais… 
  • Temos neste momento totalmente operacional uma plataforma tecnológica que nos permite já – e será prontamente activada no timing adequado perante a evolução da situação em Lisboa e as orientações nesse sentido- transformar as nossas sessões mais participadas (como workshops) em videoconferencias às quais os nossos clientes poderão assistir e participar tranquilamente a partir do conforto de suas casas.
  • Estamos na fase de últimos testes e todos os nossos serviços estão também neste momento preparados para funcionar desta forma caso se verifique necessário e produtivo para todos.

Consideramos que estas são medidas fáceis, de bom senso e que aumentam a protecção e a saúde pública de todos os que nos procuram.

Acreditamos que cada um de nós pode fazer a sua parte, de forma solidária, tranquila e cívica, sem alarmismos e com preparação efectiva.

Por esse mesmo motivo, pedimos a todos os nossos clientes que caso:

  • Regressem de uma zona afectada em Portugal ou estrangeiro,
  • Estejam doentes, ou os seus bebés doentes, ainda que com outros vírus que não este
  • Tenham tido contacto com um caso confirmado e/ou tenham indicações para resguardo/ isolamento social nos próximos dias;

Não se desloquem ao Centro do Bebé mas sim que nos contactem antecipadamente para que possamos encontrar uma solução segura, fácil e confortável, para vós e os outros, de podermos continuar a apoiar-vos nesta fase com toda a qualidade e carinho a que nos propomos diariamente.

Acreditamos que todas as oportunidades são boas para em conjunto aprendermos, pensarmos, sermos solidários e cívicos e acima de tudo demonstrarmos a nossa preparação, proactividade e cuidado para com todos os que nos procuram e que em nós depositam a sua confiança 

Aqui continuaremos sempre ao vosso lado!

A Direcção do Centro do Bebé