Sobre:
“Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes.”
Ricardo Reis – Fernando Pessoa
Enquanto psicóloga clínica e psicoterapeuta acredito que a relação terapêutica é o solo fértil ao crescimento e desenvolvimento pessoal. Para isso, essa relação tem de ser segura, sustentada por uma atenção plena, uma atitude profundamente empática e de não julgamento.
Nesse espaço, cada processo terapêutico é único e pessoal e cada pessoa é convidada a explorar as suas experiências, emoções e pensamentos mais profundos. Aí dá-se a reflexão, o autoconhecimento, a tomada de consciência sobre os seus padrões. Uma transformação e crescimento mútuo.
Acredito, igualmente, na importância de capacitar o outro, fornecendo-lhe ferramentas práticas e estratégias adaptativas para lidar com os desafios que enfrenta. Para isso, na abordagem terapêutica, o conhecimento dos modelos teóricos e das técnicas com evidência científica não pode ser descurado.
Considero que, mais do que encontrar respostas rápidas e imediatas, um processo psicoterapêutico procura promover uma vida mais plena e significativa, mesmo diante das adversidades e sofrimento humano.
Para mim trabalhar no Centro do Bebé é reconhecer a importância da saúde mental no período perinatal, num contexto diferenciado e especializado.
ÁREAS DIFERENCIAÇÃO
- Psicologia Clínica e da Saúde
- Psicoterapia Cognitivo Comportamental
- Intervenção com jovens adultos e adultos
- Perda e Luto
- Saúde Mental Perinatal
FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
- Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
- Mestrado Integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica e Saúde; subárea de especialização em Intervenções Cognitivo-comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde) pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
- Curso Pós-graduado de aperfeiçoamento Luto em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.