Psicóloga Infantil

Marisa Avelar Rosa

UNIDADES: Porto Centro

Sobre:

“Existem profissões que têm como base de trabalho o afeto [eu chamo-lhe Amor], profissões que resultam da possibilidade de uma relação segura [eu chamo-lhe criar laços], profissões que destapam as virtudes de cada um e remendam as imperfeições [eu chamo-lhe renascer], profissões que são emoções; sentimentos; vivencias; sonhos; medos; perdas…”

Débora Água-Doce.

“Todos os nossos sonhos podem tornar-se realidade se tivermos a coragem dos perseguir.”

Walt Disney

Na neuropsicologia infantil sinto-me uma bailarina muito feliz num cenário encantado.

Na avaliação neuropsicológica, embarco numa “dança” onde cada teste é um passo cuidadosamente coreografado para desvendar os padrões de funcionamento cerebral. Nesta coreografia é importante observar a fluidez dos movimentos cognitivos, para detetar ritmos irregulares e identificar as harmonias e dissonâncias que compõem a dança única de cada cérebro. Posteriormente, na fase de intervenção, adapto as intervenções, como os dançarinos que ajustam os seus passos de acordo com a música. Cada estratégia é como um novo movimento, desenvolvido no momento para atender às necessidades específicas de cada criança e adolescente. Nessa dança terapêutica, a flexibilidade é fundamental, permitindo-me responder de forma sensível e criativa às nuances do desempenho cognitivo. Em toda esta dança, o cenário, ou seja, os contextos (família, escola, etc.) onde a dança ocorre é fundamental. No fim, é imensuravelmente gratificante observar a evolução das várias coreografias, refletindo não apenas os desafios superados, mas também o crescimento e a transformação ao longo do tempo.

: Para mim trabalhar no Centro do Bebé ser parte de uma equipa apaixonada e dedicada, onde cada membro é fundamental na construção de um ambiente acolhedor e enriquecedor. Além disso, é uma oportunidade única e gratificante, onde posso contribuir para o desenvolvimento saudável e feliz das crianças e adolescentes, proporcionando apoio e informação aos pais, e participando ativamente na construção de um ambiente acolhedor e educativo para as famílias.

 

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

  • Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto;
  • Pós-Graduada em Intervenção Neuropsicológica: Avaliação e Reabilitação pelo Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências e em Neuropsicologia da Criança e do Adolescente – da avaliação à intervenção no CRIAP;
  • A frequentar a Pós-Graduação em  Psicologia da Gravidez e da Parentalidade no CRIAP;
  • Formação contínua em diferentes áreas do neurodesenvolvimento (Instrumentos de Rastreio de Avaliação Neuropsicológica em Adultos: Administração, Cotação e Interpretação; Formação Pedagógica Inicial de Formadores; Programação Neurolinguista; etc).