É importante que a prática de exercício físico na gravidez seja segura e adaptada a cada mulher e às necessidades do corpo grávido.
O exercício físico adequado suporta o processo de transformação do corpo que acontece ao longo da gravidez, e a sua preparação para o processo do parto, permitindo que o corpo se transforme de forma mais suave e equilibrada.
. Mais consciência do corpo: da sua força, estabilidade, mobilidade e também dos seus limites.
. Mais conexão com o corpo: o que está diferente, quais são as suas novas necessidades, o que me faz sentir bem.
. Mais conforto: alívio de tensões e desconfortos associados à gravidez, mais conforto nas posições de trabalho e melhor sono.
. Mais energia: um exercício físico adequado aumenta e ajuda a regular os níveis de energia ao longo do dia.
. Regulação emocional: o contacto com o corpo e um movimento que aumenta o conforto físico, bem como o estar no momento presente e em grupo, promove a regulação hormonal e emocional, diminuindo a ansiedade e aumentando o bem-estar emocional.
. Mais conexão com o bebé: ao estarmos mais em contacto connosco próprias e mais confortáveis estamos também mais disponíveis para sentir e contactar com o bebé
. Um tempo de autocuidado e dedicado à gravidez e ao bebé.
A partir do pilates clínico, que foca numa boa postura e estabilidade e é um exercício físico seguro na gravidez, com alguns componentes tanto do exercício físico tradicional como do ioga, acrescentamos muitos exercícios de mobilidade da bacia, temos espaço para trabalhar o pavimento pélvico, usamos diversos materiais e exercícios muito variados que dão aulas sempre diferentes e terminamos sempre com um bom relaxamento.
. Manter um bom suporte muscular geral, e especialmente dos músculos abdominais e da coluna
. Aumentar a mobilidade, especificamente da coluna e bacia
. Manter uma boa função do pavimento pélvico
. Alongar
. Relaxar