Primeira Infância

Consulta de Desenvolvimento na Primeira Infância

Consulta especializada na intervenção precoce e conhecimento sobre o funcionamento do bebé e criança na Primeira Infância

Sobre a Consulta

duração custo
euros

Nos primeiros anos, os bebés e as crianças têm um período de desenvolvimento como em nenhuma outra fase da vida.

 

Os processos intrínsecos de especialização e maturação cerebral e as diferenças individuais harmonizam-se com as experiências precoces e assim marcam como cada criança reage e responde ao mundo.

 

Esta forma de funcionamento, que é única em cada bebé e em cada criança, está presente nas relações que estabelece, no seu comportamento e na aquisição, que é complexa, das competências dos diferentes domínios do desenvolvimento. No seu percurso, os bebés e as crianças podem sofrer uma perturbação deste processo de aquisição de competências ou da sua progressão.

Noutros casos, a presença de fatores de risco para o desenvolvimento dos bebés e das crianças como é a prematuridade, por exemplo, bem como a co-existência de doenças neurológicas, psiquiátricas e outras condições médicas já previamente identificadas podem interferir na trajetória de cada um. A possibilidade de identificar estas preocupações e intervir precocemente, com o apoio de uma consulta especializada, melhora significativamente o prognóstico destas perturbações.

 

Assim, na Consulta de Desenvolvimento, procuramos compreender os bebés e as crianças na forma como funcionam, identificar os processos que modulam o seu desenvolvimento e que o podem afetar e promover a intervenção terapêutica precoce.

 

A Consulta de Desenvolvimento atende bebés e crianças em que sejam sinalizadas, pela família, pelos médicos assistentes e por cuidadores/educadores/professores,  por preocupações quanto ao desenvolvimento ou que apresentem fatores de risco para o desenvolvimento. Pretende também dar apoio médico especializado à Consulta do Sono do Centro de Bebé.

Na consulta de desenvolvimento são observados bebés e crianças com sintomas que, por serem frequentes, influenciam a participação da criança em atividades ou rotinas expectáveis para as etapas de desenvolvimento; podem restringir a participação da família em rotinas ou atividades diárias; limitar a capacidade da criança para aprender e desenvolver novas competências em diferentes contextos, como por exemplo, na escola.

 

A perturbação do espetro do autismo e a perturbação do espetro do autismo atípica precoce, a perturbação do processamento sensorial, a perturbação de hiperatividade e défice de atenção e a perturbação de irrequietude na primeira infância, o atraso global de desenvolvimento, a perturbação do desenvolvimento da linguagem e a perturbação do desenvolvimento de coordenação são algumas das perturbações do neurodesenvolvimento (em referência à classificação DC 0-5) mais frequentemente avaliadas nas Consultas de Desenvolvimento.

 

O apoio médico especializado da Consulta de Desenvolvimento à Consulta do Sono do Centro do Bebé procura contribuir medicamente para uma abordagem compreensiva do bebé irritável e excluir causas orgânicas de base.

 

A abordagem específica da Consulta de Desenvolvimento na Primeira Infância no Centro do Bebé, baseia-se na relação, no conhecimento das diferenças individuais e nas competências de desenvolvimento de cada criança, numa metodologia adaptada do modelo DIR/floortime®.

 

Na proposta terapêutica é privilegiado o conhecimento do funcionamento de cada bebé e cada criança, é atendida a trajetória de cada um, e, se necessário, é promovida a articulação com terapias e com a comunidade.

 

QUER AGENDAR A SUA CONSULTA? 

CONTACTE-NOS: