O novo Centro do Bebé dispõe da tecnologia mais avançada com equipamento de última geração que permite realizar todas as técnicas ecográficas de Diagnóstico Pré-Natal, efectuadas pela nossa médica no âmbito das consultas de Diagnóstico Pré Natal.
A ecografia durante a gravidez ocupa cada vez mais um lugar importante na vigilância da gravidez, pois permite não só a vigilância do desenvolvimento fetal, mas também o diagnóstico diferenciado de um conjunto de patologias fetais e maternas, ampliando a informação clínica disponível.
A Direcção Geral da Saúde recomenda os seguintes momentos de diagnóstico pré natal, através de ecografia obstétrica, na Gravidez de baixo risco:
- Rastreio Combinado do Primeiro Trimestre
Deve ser realizado entre as 11 semanas e as 13 semanas + 6 dias
Chama-se rastreio combinado porque permite o cálculo quantitativo do risco de anomalias (entre as quais as mais frequentes são as Trissomias), através da combinação de três fatores:
- Idade materna
- Dados ecográficos
- Colheita de sangue da mãe para quantificação de B-hCG livre e PAPP-A (substâncias produzidas pela placenta)
O especialista em Diagnóstico Pré Natal efetua o cálculo do risco com base nestes três fatores e realiza a ecografia do primeiro trimestre onde são avaliados pontos como viabilidade fetal, determinar o número de fetos e membranas e placentas, datar corretamente a gravidez, diagnosticar malformações major e contribuir para a avaliação do risco de aneuploidias, entre as quais as Trissomias 13, 18 e 21, através da medição da translucência da nuca, avaliação da presença de osso nasal, entre outros.
Ecografia morfológica no 2ºtrimestre
Deve ser realizada entre as 20 e as 22 semanas+6 dias
Nesta ecografia é feito o estudo morfológico detalhado da anatomia fetal, a biometria fetal, o estudo da placenta e líquido amniótico, avaliação do colo uterino, enttre outros parâmetros.
Este estudo pode ser complementado com ecocardiograma fetal (exame a requerer pelo médico caso haja indicação para tal).
Ecografia obstétrica do 3º trimestre
Deve ser realizada as 30 e as 32 semanas.
Neste exame é feita avaliação do desenvolvimento e bem-estar fetal, medição do comprimento do fémur, do perímetro abdominal e cefálico e comparação com o tamanho esperado para o tempo da gestação, estimativa de peso e tamanho, avaliação do líquido amniótico, posição do bebé, entre outros parâmetros.
Para além destes exames, de acordo com o risco e o desenvolvimento individual de cada Gravidez, a saúde da mãe ou achados nos exames, podem implicar necessidade de realização de ecografias adicionais para avaliação do crescimento e bem estar fetal.
CONTACTE-NOS!