SONO DO BEBÉ E O HORÁRIO DE INVERNO: ALGUÉM PREOCUPADO?

No proximo domingo muda a hora e, como sempre, é provável que os pais já estejam a ver mudanças nos seus bebés.
Digo-vos sempre isto: não se aflijam com as mudanças de horário!

O nosso ritmo biológico segue o sol, os ritmos de cada família e -acreditem!- considero maravilhoso ver reflectido no comportamento dos nossos bebés para o sono, a mudança natural das estações. O relógio é um mero pormenor e não deve ser o factor preferencial quando adequamos ao longo do dia factores como a hora de ir para a cama ou os nossos rituais anteriores ao sono.

Provavelmente os vossos bebés já vos estão a dar muitos sinais de que o seu sono está a adaptar-se a esta altura do ano e isto está a acontecer provavelmente desde Setembro, quando se deu o equinócio de Outono e os dias passaram a ter gradualmente cada vez noites maiores e menos horas de luz solar.

A mudança de horário vai ser só um acelerador artificial deste processo que já vem acontecendo. E a boa notícia é que – embora nós adultos não gostemos deste horário de inverno- a verdade é que a mudança de hora vai poder ser uma óptima boleia para estabilizar as noites dos vossos bebés.

Ou seja, nada de medos!
Lembrem-se apenas que quando é necessário ajustar rotinas, podemos olhar para o relógio, mas antes olhámos primeiro para o bebé… Só assim se ajustam adequadamente horários e ritmos de forma a favorecer o sono para cada bebé

Então vamos lá a algumas dicas para vos ajudar por estes dias:

 Hora de ir para a cama:
O sol deita-se mais cedo nesta fase do ano e os bebés (e todos nós, na verdade!) também devemos fazê-lo. Provavelmente aí por casa já repararam que os vossos bebés estão mais birrentos e cansados ao final do dia, certo? Está mesmo na altura de começar a antecipar o início da noite. Comecem já hoje, entrando no quarto 20 a 30 minutos antes da hora habitual.

 Gerir o dia de mudança da hora:
Mais uma hora não deve ser desculpa para mais uma hora acordado!
Para os bebés que estão a ir para a cama tarde, já demasiado cansados e com choro, os pais devem mesmo aproveitar o dia em que muda a hora e estabelecer logo ali uma hora de deitar mais precoce.
Aproveitem para estar mais tempo nesse dia com mimo, festinhas, cantar e passar tempo com os vossos bebés sem terem a pressa de os adormecer a correr.

 Sestas:
A sesta mais longa do dia deve ser mais cedo neste horário de Inverno, idealmente favorecida no final da manhã (cerca das 12h00, na maioria dos casos). Bebes pequenos podem inicia-la até mais cedo ou fazer ainda um pequeno sono no meio da manhã, ainda antes desta sesta maior. Sestas longas a partir do meio da tarde podem ter interferência na hora de deitar sim! Se o bebé precisar de mais um ou outro soninho à tarde, não deve fazê-lo no escuro, nem em condições que favoreçam artificialmente a sua continuidade.
A partir das 19h00 neste horário já não são sestas… é mesmo o início da noite a manifestar-se!

 Ar livre, sim!
A temperatura desce abaixo dos 20 graus e começa logo o medo colectivo do frio.
Bebés a passear e brincar na rua é obrigatório, principalmente no período da manhã. Eu sei que muitas creches não saem com o bebé para o exterior, ainda mais no horário de inverno (escreverei só sobre isto em breve) mas deviam fazê-lo! Vá lá, bebés agasalhados e expostos à luz natural, sem medos!

 Tempo em família
Eu sei que os vossos bebés vão querer adormecer mais cedo, mas também sei que os horários de trabalho dos pais não mudaram, as filas de transito também não e a vida familiar fica muito mais apertada neste horário solar porque na verdade há menos tempo para tudo 😔

➡️ É portanto tempo de simplificar as rotinas, tentar antecipar e simplificar ao máximo tarefas domésticas, refeições e afazeres que habitualmente concentramos no final do dia. Pensem em tudo aquilo que pode ser preparado antes e retirem essas tarefas da hora de ponta do final do dia.

➡️ Fazer uma prioridade do estar juntos, jantar juntos, menos rituais pré-sono e mais abraços, colo, miminhos, contacto físico e quase um “velcro” bom entre todos na recta final do dia, sem pressa de sair a correr do quarto onde dorme o bebé.

Assim.. mesmo adormecendo mais cedo, levamos mais experiências boas, alegria e tranquilidade na pele e no coração e isso, ACREDITEM!, faz milagres pelas nossas noites  

PS: e não é só adormecer o bebé… Façam do vosso próprio sono uma prioridade!
Noites frias e escuras convidam a mais e mais profundas horas de sono!
Deitem-se cedo, portanto.
TODOS! 😉

Constança Cordeiro Ferreira